terça-feira, 30 de junho de 2009

COPA PETROBRÁS INFANTIL DE HANDEBOL ESTUDANTIL

SANTO ANDRÉ / SP (LCS) – Incentivar a prática da modalidade é o objetivo da Copa Petrobras de Handebol, lançada hoje (25), em São Paulo, e que pretende ser o maior campeonato estudantil nacional. Com início previsto para agosto, a Copa reunirá meninos e meninas entre 11 e 14 anos (nascidos entre 1995 e 1998). Segundo a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), que organiza a competição, a previsão é de que participem dos jogos, que serão realizados até novembro, duas mil escolas e 56 mil estudantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Além da difusão do handebol no Brasil, a Copa tem o objetivo de contribuir para o intercâmbio cultural entre os participantes.
A Petrobras investiu cerca de R$ 4,5 milhões no desenvolvimento do projeto, por meio da Lei de Incentivo do Esporte. De acordo com a CBHb, todas as federações estão engajadas e comprometidas em atrair o maior número de participantes, aumentando a popularidade do handebol, esporte em que o Brasil conquistou quatro medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos.
“Este é um evento para todas as escolas brasileiras, tanto públicas quanto privadas, totalmente custeado pela organização. Mas vale ressaltar que somente com os seus próprios meios, a CBHb não poderia fazer um campeonato dessa magnitude. O apoio da Petrobras é fundamental para a realização dessa competição e o desenvolvimento do handebol brasileiro”, disse o presidente da CBHb, Manoel Luiz Oliveira.
De acordo com o gerente de Patrocínios Esportivos da Petrobras, Claudio Thompson, "com a iniciativa, a Companhia alcança o objetivo de incentivar o jovem estudante brasileiro de todo o país à prática desportiva, contribuindo para o surgimento de novos talentos no handebol brasileiro”.
“A Copa será um marco no desenvolvimento do handebol de base nacional. Primeiro, devido à massificação da modalidade, já que será disputada em todos os estados e envolverá diversos municípios brasileiros. E segundo, porque, além de fomentar a prática do handebol, servirá como um grande laboratório para o descobrimento de jovens talentos, que deverão ser trabalhados e desenvolvidos para integrar as seleções brasileiras no futuro”, completou Manoel Luiz.
“A escola é a base do handebol brasileiro. Já somos os melhores da América e, com a Copa Petrobras de Handebol, queremos descobrir atletas com potencial para as seleções brasileiras e, conseqüentemente, obter melhores resultados nas principais competições internacionais”, acrescentou.
Apoio à iniciação
A Petrobras e a CBHb firmaram, em junho de 2003, um contrato de patrocínio à Seleção Brasileira de Handebol. Denominado Projeto Handebol Brasil, o acordo apresenta como objetivos principais a democratização, o desenvolvimento e o fortalecimento do handebol brasileiro por meio do apoio permanente às seleções brasileiras adultas, júnior, juvenil e cadete. Nesses cinco anos, o Brasil consolidou a hegemonia da modalidade nas Américas, conquistando as medalhas de ouro, no masculino e no feminino, nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo (2003) e do Rio (2007). A parceria com o handebol também permite que a empresa ajude a promover um trabalho de inserção social, por meio do Projeto Mini Hand, que estimula a prática de esporte entre crianças de 8 a 12 anos, em todo o Brasil. Hoje, são mais de 200 núcleos, em todas as regiões.
Forma de disputa
- A competição será disputada de agosto a novembro e dividida em quatro fases.
- A fase municipal será realizada de acordo com o número de escolas inscritas, seguindo a sua localização.
- A fase estadual será realizada de acordo com as escolas classificadas da fase municipal, também de acordo com o número de escolas inscritas.
- A fase regional será disputada pelas duas primeiras colocadas de cada fase estadual e reunidas em seis sedes, de acordo com a proximidade dos estados.
- A fase nacional será disputada por 16 equipes de cada naipe classificadas das fases regionais. E, nesta etapa, as equipes receberão conjunto completo de uniformes.
- As finais da Copa Petrobras serão disputadas no mês de novembro, em Brasília. Os atletas e comissões técnicas das escolas campeãs receberão troféus, medalhas e uma viagem para o parque de diversões Hopi Hari, em São Paulo, ou Beto Carreiro World, em Santa Catarina. A escolha entre as duas opções fica a critério da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.